segunda-feira, 25 de março de 2013

Broca dos troncos (Zeuzera pyrina L)

    A Zêuzera é borboleta que quando é lagarta vive no interior do tronco das árvores jovens ou nos ramos das árvores adultas. Ataca principalmente a macieira.


 
(imgens retiradas da net)
 
    No estado de desenvolvimento final é amarela e tem pintas pretas. A borboleta é branca com pintas pretas. Detecta-se a sua presença por causa das bolinhas cor de laranja (excrementos) que saem por um orifício.
    Provoca danos quando é lagarta, abrindo galerias nos troncos das árvores. Se não forem controladas podem matar uma árvore jovem ou partir ramos nas árvores adultas.
    Quando cheguei a quinta tinha uma macieira adulta infestada, passou para um marmeleiro e agora está a atacar as macieiras novas. O ideal é eliminar os focos de infestação.

    Quando a lagarta está no tronco não há insecticida que lhe chegue. O que me aconselharam foi um arame, enfiado pelo orifício visível.

 
(imagem minha

    Experimentei e inicialmente não deu muito resultado, mas com persistência, e com jeito, acabou por resultar. A broca abre varias galerias, por isso aconselho a enfiar o arame em varias direcções para atingir varias galerias e não só a principal.
    Também tentei injectar calda de urtiga e tapar os buracos. Não sei se funcionou, mas a árvore este ano não teve broca.
    Na imagem acima tive sucesso, o que está pendurado é a lagarta que consegui matar usando o arame.
  Como animais auxiliares temos as aves insectívoras (Pica-pau, poupa, Melro Pisco de peito ruivo e a Carriça).



5 comentários:

Horticasa disse...

também já liquidei uma assim... resulta mesmo.
Seja bem vinda, o que eu gosto nos blogues é a informalidade de dizermos o que se passa, o que nos preocupa e por vezes só para desabafar... beijinho, eugénia

Anónimo disse...

olá tb já me aconteceu, e foi da mesma forma que a eliminei, agora já encontrei uma broca dentro da terra, que me cortou uma batateira, fiquei pasmada, não sabia que estes bichos tb cortavam estas plantas.

Carlos disse...

Boa noite. tenho em minha fazenda uma alameda de arvores ja' com 18 anos (Platanos)e estas estao apresentando umas manchas escuras e ha' seiva escorrendo pelo buraco dos troncos, em quase todas as 36 arvores.
Gostaria de anexar fotos mas nao sei como. Alguem tem alguma idea?
Obrigado

Anónimo disse...

Comigo tem resultado bem com os insecticidas "Casa e Plantas" que se vendem em quase todos os supermercados, esqguichado generosamente para a abertura do burado e repetido, até deixar de ver cair a "serradura". É dos poucos casos em que uso insecticidas porque nada parece resultar com esta lagarta.
P.S. - também experimentei com o arame mas nunca consegui apanhar nenhuma...

R disse...

Boa noite. Também estou com esse problema na macieira. Tapam os buracos com quê?
Obrigada.
Helena